1as Atualizações em Cancro da Cabeça e Pescoço
Coimbra
20 Maio 2017
Cancro da cabeça e pescoço:
-
Tumores frequentemente diagnosticados tardiamente o que compromete o prognóstico e sobrevivência dos doentes
-
A sua incidência está a aumentar em indivíduos mais jovens (~40 anos)
-
São tumores altamente debilitantes, apresentando graves sequelas físicas e psicológicas nos sobreviventes
-
Existe uma grande falta de conhecimento e preocupação com os sinais e sintomas deste tipo de tumores
Equipas multidisciplinares que incluam cirurgiões, médicos oncologistas, radiologistas, médicos dentistas, patologistas, investigadores, enfermeiros e especialistas em reabilitação são fundamentais para fazer face a estes tumores!
O DIAGNÓSTICO PRECOCE SALVA VIDAS!
Submissão de Resumos: até 28 Abril 2017
Inscrição: até 18 Maio 2017
O Simpósio
20 Maio 2016
08:30
É com enorme prazer que o Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO) e o Laboratório de Citogenética e Genómica da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (LCG-FMUC) organizam, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, as 1as Atualizações em Cancro da Cabeça e Pescoço: da prevenção ao tratamento.
Com este evento pretende-se reunir no centro do país os principais especialistas nacionais desta área e, assim, fomentar uma discussão interdisciplinar no que respeita ao tratamento dos doentes, a ações de sensibilização e a futuras direções de investigação no âmbito do cancro da cabeça e pescoço.
Os principais temas a serem abordados neste simpósio incluem:
-
Os desafios atuais no diagnóstico e tratamento do cancro da cabeça e pescoço, com enfoque na avaliação de lesões potencialmente malignas, no papilomavírus humano (HPV) e no tratamento cirúrgico, radioterapia, quimioterapia, terapias alvo, imunoterapia e terapia fotodinâmica;
-
Biomarcadores genómicos de diagnóstico e prognóstico;
-
Caquexia, exercício físico, nutrição e qualidade de vida;
-
O papel da comunidade na luta contra o cancro da cabeça e pescoço, nomeadamente a perspetiva do médico dentista, médico de clínica geral e da comunicação social.
Teremos igualmente espaço para sessões de discussão de posters, de forma a divulgar a excelente investigação científica produzida nesta área.
Contamos convosco em Coimbra para discutir ciência e desfrutar desta cidade que é Património Mundial da Unesco!
Oradores
IPO Porto